Juntos construiremos
o Brasil
que queremos!
Quem Somos
O Instituto Dom Pedro II é uma instituição voltada à produção e disseminação do conhecimento dentro dos temas do liberalismo econômico e dos ideais, valores e princípios conservadores e sociais que visam a igualdade de oportunidades e o fomento à cultura, educação, tecnologia, turismo, desenvolvimento e progresso no Brasil. Buscamos ainda, combater a difusão da desinformação e da contrainformação generalizadas que, historicamente assolam o Brasil e por décadas foram impostas a toda a sociedade por parte de grupos de interesse específicos e sectários, representados por uma escola de pensamento única e contra- majoritária que buscou instituir e impor, de forma quase hegemônica, uma ideologia de viés marxista/socialista/progressista nociva, de estratégia gramsciniana e contrária aos reais anseios, princípios e valores genuínos do povo brasileiro, de maioria verdadeiramente conservadora, que rejeita a desconstrução de valores imposta por esses grupos. Sendo assim, o Instituto Dom Pedro II visa, através de seus pilares descritos, a construção e desenvolvimento de um ambiente cultural, econômico e social que propicie um Brasil mais justo e próspero para seu povo, conforme os anseios de nosso Patrono, Imperador Dom Pedro II.
Marco Zero - Ao centro
Prédio da ACP
Tendo sido fundada em 1839, desde quando vem funcionando de forma ininterrupta no cumprimento de sua missão institucional de, bem como o estudo, defesa e promoção de projetos, programas e políticas públicas de interesse do desenvolvimento econômico e social de Pernambuco.
Palestrantes
QUEM FORAM E
QUAIS TEMAS ABORDADOS
Luiz Philippe de Orléans e Bragança
Nasceu em 3 de abril de 1969 no Rio de Janeiro e é trineto da Princesa Isabel. Cursou Administração de empresas na FAAP - SP e fez mestrado em Ciências Políticas pela Stanford University (EUA). Seu MBA foi concluído no Institut Européen d'Administration des Affaires (INSEAD), na França, e colaborou no planejamento financeiro da Saint-Gobain, multinacional francesa. Trabalhou três anos no banco de investimentos JP Morgan, em Londres; e depois no banco de investimento do Lázard Freres em Nova Iorque. Retornou ao Brasil como diretor de desenvolvimento de negócios da America Online(AOL) na América Latina. Como ativista, fundou em 2014 o movimento liberal Acorda Brasil.Foi eleito deputado federal pelo PSL-SP, sendo o 33.º mais votado no estado.Considerado pelo Ranking dos Políticos o melhor deputado federal do Brasil e do estado de São Paulo, é vice-presidente da CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) e membro das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Finanças e Tributação. Recentemente, lançou a Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política, que também preside.
Josias Teófilo
Josias Teófilo é cineasta, escritor e fotógrafo brasileiro. Formou-se em jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco em 2010. Foi colaborador da Revista Continente de 2011 a 2015, onde escreveu principalmente sobre arte e entrevistou personalidades como Hélène Grimaud, Boris Schnaiderman, Phillipe Jarrousky, Marlos Nobre, João Moreira Salles, Paulo Mendes da Rocha.
Seu primeiro curta-metragem, Quarteto Simbólico, sobre o arquiteto modernista Delfim Amorim, feito como projeto de conclusão de curso de jornalismo, foi exibido em mais de 40 festivais e mostras do país e recebeu o prêmio de melhor documentário de formação do Festcine no Recife, além de fazer parte da coleção de DVDs Antologia do Cinema Pernambucano e do programa de matérias de faculdades de arquitetura.
É fotógrafo, especializado em fotografia analógica em pequeno e médio formato, e teve sua exposição O templum-tempus realizada em São Paulo em 2014. Publicou ensaios fotográficos em revistas online especializadas, como a Revista Old (edição número 31).
É autor do ensaio biográfico O Cinema Sonhado, ganhador do prêmio Antônio de Brito Alves de melhor ensaio da Academia Pernambucana de Letras. O livro trata da vida do seu avô, Pedro Teófilo Batista, que foi cineasta e inventor autodidata, tendo realizado dois filmes em 35mm no final da década de 1960 no Recife, e foi elogiado pelo crítico literário Rodrigo Gurgel no texto Três livros para compreender o Brasil.
Em 2015 realizou o longa-metragem O Jardim das Aflições, sobre o filósofo Olavo de Carvalho, filmado na Virgínia (EUA). O documentário foi financiado através de um crowdfunding e obteve mais de 350 mil reais em doações privadas (sem recursos públicos), sendo o maior financiamento coletivo para um filme já feito no Brasil.
O filme foi selecionado para a mostra competitiva do festival Cine PE, no Recife, e esteve envolto numa polêmica de repercussão nacional quando sete cineastas resolveram retirar seus filmes do festival em protesto contra a presença de O Jardim das Aflições e Plano Real. O ato produziu um acalorado debate na mídia nacional em que se posicionaram importantes figuras do cinema e da cultura nacional e terminou por provocar o adiamento do festival.
O Jardim das Aflições terminou consagrado no festival Cine PE com três prêmios: melhor filme do júri oficial, melhor filme do júri popular e melhor montagem. O filme esteve em cartaz durante 9 semanas em circuito comercial e foi exibido em mais de vinte cidades brasileiras, tendo um público total pagante de cerca de 20 mil pessoas.
O filme também foi exibido em dezenas de universidades federais brasileiras, e voltou ocupar manchetes quando militantes de esquerda tentaram impedir exibições no Recife e em Salvador.
Em 2016 realizou o curso online Arte e Mito – a origem mítico-religiosa de toda manifestação artística, e tem realizado palestras por todo o Brasil. Em 2018 realizou o curso O Sagrado e o Profano na Arte, também online.
Atualmente, Josias Teófilo tem escrito sobre arte em diversas publicações, como Folha de S. Paulo, Estado da Arte do jornal O Estado de São Paulo e Gazeta do Povo. Ao mesmo tempo, prepara um ensaio sobre a obra do cineasta russo Andrei Tarkóvski a ser publicado pela Editora Record.
Carla Zambelli
Carla Zambelli Salgado (Ribeirão Preto, 3 de julho de 1980) é gerente de projetos, ativista e política brasileira. Fundadora do movimento Nas Ruas, ganhou notoriedade pelo ativismo em favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Nas eleições de 2018, elegeu-se deputada federal por São Paulo, pelo Partido Social Liberal (PSL), com 76.306 votos. Em outubro de 2015, Zambelli descobriu um tumor e precisou se afastar da empresa onde trabalhava, a KPMG. Em dezembro, ela submeteu-se a uma arriscada cirurgia e foi preparada para o tudo ou nada. Para isso, gravou depoimentos para a criação de um documentário a respeito de tudo o que já havia vivido no ativismo político nos últimos quatro anos, como relata em seu livro “Não foi Golpe”, lançado em agosto de 2018.
Mesmo sabendo do que estava por vir, Carla Zambelli seguiu trabalhando. Dias antes, coordenou o “Algemados pelo Impeachment” no Salão Verde da Câmara dos Deputados, ato que durou nove dias e ficou conhecido em todo o Brasil. Passada a operação e vencido a morte, a hoje deputada continuou lutando pelo país. Depois de dar start em vários protestos ao redor da nação em 2011; brigar contra a construção do “Memorial da Democracia”, que abrigaria acervos do ex-presidente Lula por meio de dinheiro público; enfatizar apoio ao povo venezuelano contra o ditador Nicolás Maduro; defender o julgamento do Mensalão; participar das grandes manifestações de 2013, e outros atos, Carla começou a dar coro ao pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ainda em 2014, após a eleição da petista, devido aos vários escândalos de corrupção que já se tornavam públicos por meio da operação Lava-Jato, coordenada pelo então juiz Sérgio Moro.
Após as primeiras manifestações em 2015 (13 de março e 12 de abril), o NasRuas apresentou o 1º pedido de impeachment, em 15 de abril, relacionado à compra da refinaria de Pasadena. No terceiro protesto, em 16 de agosto, surgiu o famoso boneco Pixuleco, feito pelo movimento Brasil de Alagoas, que foi fundido ao NasRuas em 2018.
Após outros pedidos de impeachment terem sido protocolados, o jurista Hélio Bicudo, ao lado da advogada Janaina Paschoal, também apresentou o seu. Sabendo da força e importância de onde partia aquele pedido, Carla Zambelli e o NasRuas abriram mão do seu pedido de impeachment para declarar apoio ao de Bicudo e Paschoal. Assim, o NasRuas organizou uma coletiva de imprensa para apresentar a peça do jurista e da advogada, que já contava com apoio de 30 movimentos. Foram meses de muita luta e persistência. Após vários protestos, noites sem dormir e muito suor, enfim o resultado se concretizou em 2016, com o afastamento de Dilma em abril, votado pela Câmara dos Deputados, e em definitivo em agosto, após decisão do Senado Federal.
Ao longo de sua militância, se envolveu em alguns momentos conturbados. Em julho de 2016, o ministro do Supremo Ricardo Lewandowski se irritou com um boneco inflável gigante que fazia referência a ele, durante protesto organizado pelo grupo Nas Ruas. O Supremo Tribunal Federal enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, pedindo que providências fossem tomadas contra os responsáveis pelo ato, citando Carla como suposta líder da manifestação. Em junho de 2017, Carla se envolveu em um conflito com Paulo Pimenta (PT-RS) ao acusá-lo de roubo. O vídeo no qual o petista lhe dá voz de prisão foi publicado na internet pela própria ativista, que chegou a ser encaminhada para a delegacia do Congresso. O deputado petista, contudo, não formalizou nenhuma queixa contra ela. Com seu grupo, coordenou movimento de apoio à Polícia Federal por todo o País, e de apoio à Operação Lava Jato. Palestrante da Polícia Federal no VII Congresso Nacional de Delegados da Polícia Federal, foi homenageada pelo trabalho prestado em prol da busca da autonomia e de recursos investigativos para a instituição. Tem um perfil alinhado à direita, sendo liberal econômico e conservadora nos costumes.
Em 2017 se declarou monarquista, após conversas com membros da família imperial. É contra a política de cotas, exceto para pessoas com deficiência. Em 31 de agosto de 2018, lançou seu 1º livro, “Não Foi Golpe – Os Bastidores da luta Nas Ruas pelo impeachment de Dilma”, no qual conta sobre sua trajetória no ativismo político e destaca todo o trabalho feito para concretizar o impeachment de Dilma Rousseff.
Nas eleições de 2018, foi eleita deputada federal pelo PSL. Afirmou que sua linha de atuação na Câmara dos Deputados continuará sendo o combate à corrupção. De acordo com Zambelli, isso será feito por meio de três pilares: “menos Estado, mais justiça e educação de verdade”.
Gilson Machado Guimarães Neto
I
Médico veterinário CRMV 2091, graduado pela UFRPE, no ano de 1994.
Juiz Oficial da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil-1993
Músico Acordeonista profissional pela OMB 6499. Em1999.
• 1984- Iniciou criação de Quarto de Milha, onde possui atualmente a sua tropa em Colinas/TO.
• 1986- Concluiu 2º Grau em Elkhart Indiana EUA na Concord HighScholl
Fez o curso de apartação no 4H Club em Elkhart Indiana EUA.
• 1986- Curso de Apresentação de eqüinos para halter no CongressoAQHA
• 1986- Curso de Manejo de eqüinos para halter no Congresso AQHA
• 1986- Instrutor de inseminação artificial em bovinos pela Fundação Bradesco em convênio com UFRPE.
• 1987- Criador de Gado Jersey, atualmente com criação em São Miguel dos Milagres/AL.
• 1988- Curso de Juiz Oficial da ABQM em Maceió/AL, ministrado por jurado oficial da AQHA.
• 1991- Curso de Juiz Oficial da ABQM em Gravatá/PE, ministrado por Luis Boldrini.
• 1993- Trabalhou como médico veterinário e inspetor zootécnico na inspetoria veterinária de Passo Fundo – Rio Grande Sul.
• 1994- Medicina Veterinária – UFRPE
• 1994- Empresário do setor de radiodifusão- “Rádio Gravatá-FM”
J Machado Guimarães Emp Ltda, inscrita no CNPJ: 12.868.881/0001-46
• 1994- Empresário Artístico Cultural- Brucelose Emp. Ltda – do ramo de Forró e Trio Elétrico.
II
• 1995- Compositor cadastrado no ECAD com mais de 200 obras.
• 1995- Juiz Oficial da Raça Jersey Categoria A
• 1995- Curso de Manejo da Caatinga e Raças apropriadas. Professor Manuel Dantas Villar- Fazenda Carnaúba-Taperoá-PB
• 1999- Implantou projeto de coco anão irrigado, com orientação da EMBRAPA professor Edmundo Accioly, em São Miguel dos Milagres/AL.
• 2001- Membro da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e Criador de Guzerá-PO na cidade de Palmeirantes-TO
• 2003- Fundador do Núcleo de proteção da restinga e da fauna marinha em São Miguel dos Milagres-AL
• 2006- Especialista em manejo de pragas do coqueiro anão, pelo sindicato dos produtores de coco de Alagoas.
• 2007- Especialista em manejo de pastagens no cerrado, pelo Sindicato Rural de Colinas-TO
• 2007- Empresário - Rádio Maragogi FM Ltda, inscrita no CNPJ: 01.884.432/0001-75.
• 2011- Piloto Privado de Avião pelo Aeroclube de Pernambuco- Registro 221A2004000259
• 2011- Realizador e operador de um Case em São Miguel dos Milagres onde promove: Integração Meio Ambiente.
Agricultura de Coco Sustentável e Hotelaria de Charme Villas Taturé.
• 2012- Diretor do Apart Hotel Manihi Beach em Porto de Galinhas
• 2013- Diretor do Hotel Boutique Villas Taturé em São Miguel dos Milagres
• 2014- Membro do trade Turístico de Maragogi
• 2017- Membro do conselho executivo de Maragogi AL- área Turismo
• 2018- Diretor do Sindicato Nacional dos Produtores de coco do Brasil
III
Não tenho nenhuma condenação ou processo, atualmente gero 228 empregos em 3 estados diferentes, nas atividades que atuo.
Não tenho nenhuma ação trabalhista ou de qualquer natureza de cargo público.
Nunca teve mandato, nem qualquer natureza de cargo público Fluente em inglês e Espanhol.
Religião Cristã. Casado a 21 anos com Dra Sarita Pessoa de Melo, médica cardiologista, tenho um
filho Gilson Machado de 20 anos que estuda na San Diego Sate University California.
AGURADEM O
Próximo envento
LOCAL:
Associação Comercial de Pernambuco
Praça Rio Branco nº 18 - Recife Antigo
C.E.P 50.030-320 - Pernambuco - Brasil
WhatsApp: 81 99979-7001
Apoio: